Cursos Pré-Congresso


Data: 02 a 05 de novembro de 2019

Local de realização: sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Teresópolis/RJ

Investimento: R$ 490,00 (incluso hospedagem, alimentação para os dias do curso, logística de campo/atividades práticas durante o curso, certificado do curso com carga horária de 32 horas)

* Para realizar a compra do curso pré-congresso, acesse a sua área do congressista e vá na aba "itens adicionais". Os cursos acontecerão concomitantemente, por isso recomendamos a participação em somente um.  

 

Curso 1: Conservação de Primatas: Abordagens e Técnicas

Instrutores: Fabiano Melo (UFV), Leandro Jerusalinsky (CPB/ICMBio), Leonardo Oliveira (UERJ)

Objetivo: Vamos realizar a primeira versão deste curso pré-congresso, cujo intuito maior é trazer para os iniciantes da primatologia, uma noção maior sobre técnicas de estudo e conservação de nossos primatas. Além de aulas teóricas gerais sobre diversidade de espécies, taxonomia e planejamento estratégico voltado para a conservação dos primatas, teremos aulas específicas sobre técnicas de manejo e diagnóstico populacional. Para finalizar, teremos atividades práticas de campo no PARNASO (Parque Nacional da Serra dos Órgãos) que facilitam a absorção do conteúdo e consolidam o aprendizado.

Vagas disponíveis: 15 (quinze)

 

Curso 2: O Médico Veterinário na Primatologia

Instrutores: Danilo Simonini Teixeira (UESC), Alcides Pissinatti (CPRJ/INEA), Silvia Bahadian Moreira (CPRJ/INEA), Elizabeth Magden (Universidade do Texas), Thalita Pissinatti (FIOCRUZ-RJ), Júlio Cesar de Sousa Jr.(FURB), Daniel Gomes Pereira (Universidade Santa Úrsula-RJ), Wellington Bandeira da Silva (CENP) 

Objetivo: Afim de aproximar a carreira do médico veterinário à primatologia os organizadores do curso reuniu alguns dos principais veterinários atuantes na Primatologia nacional e internacional para expor seus trabalhos e expCeriências. O curso envolverá diferentes linhas da primatologia veterinária: Animais de Cativeiro, animais de vida livre, experimentação animal, bem estar entre outros temas. Haverá aula prática no CPRJ (Centro de Primatologia do Rio de Janeiro).

Vagas disponíveis: 15 (quinze)

 

Curso 3: Educação Ambiental para Conservação de Primatas 

Instrutores: Cristiane Rangel, Dayse Campista, Nandia Xavier, Tainara Sobroza

Objetivo: Este é o terceiro Curso em Educação Ambiental para Conservação de Primatas. O primeiro ocorreu no XVI CBPr em Manaus – 2015, com uma ótima repercussão, e teve como mascote o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), também mascote da cidade de Manaus. O segundo ocorreu no XVII CBPr em Pirenópolis – 2017, e os mascotes foram os mico-leões (Leontopithecus spp.), por conta da campanha “Quanto mais mico melhor!”, de iniciativa da parceria entre a Associação Mico-Leão-Dourado – AMLD e Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil – AZAB. Nesta 3ª edição, teremos como foco o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) e serão discutidas propostas de atividades de sensibilização do público sobre os seguintes temas: espécies exóticas, animais silvestres em ambientes peri-urbanos e o papel dos zoológicos na conservação de espécies ameaçadas.

Vagas disponíveis: 15 (quinze)