MINICURSOS


MC01. Título: Introdução à primatologia

Ministrante (s): Dr. Marcos Tokuda (PZMQB)

Objetivo: O minicurso é direcionado principalmente para os estudantes de graduação, e tem como objetivo principal fornecer aos alunos conhecimentos básicos sobre primatologia.

 

MC02. Título: Introdução à modelagem de nicho e de distribuição de espécies

Ministrante (s): Ms. Rafael Magalhães Rabelo (INPA) e Dr. Lucas Gonçalves da Silva (UFRPE)

Objetivo: Esse minicurso vai apresentar os conceitos de modelagem de nicho ecológico e capacitar os participantes para a utilização do Maxent, o algoritmo mais popularmente utilizado por ecólogos, dentro da plataforma de R, uma plataforma livre e de código aberto.

 

MC03. Título: Métodos de estudo do comportamento em primatas

Ministrante (s): Dra. Marcelí Joele Rossi (USP) e Dra. Eldianne Moreira de Lima (UFRN)

Objetivo: Este minicurso tem como objetivo capacitar estudantes e pesquisadores com base teórica e prática no uso dos métodos e técnicas mais comuns de coletas de dados, organização e análise de dados de comportamento de primatas que forneçam dados padronizados e científicos.

 

MC04. Título: Armadilhas Fotográficas na Primatologia: aplicações, coleta e processamento de dados

Ministrante (s): Ms. Mariane C. Kaizer (University of Salford-Manchester)

Objetivo: No final do minicurso, os participantes serão capazes de: - Identificar as diferentes aplicações das AF na pesquisa, manejo e conservação de primatas - Entender os prós e contras do uso de armadilhas fotográficas na primatologia - Identificar os diferentes tipos de AF e como elas podem ser utilizadas para diferentes aplicações - Pensar nos diferentes designs amostrais utilizando armadilhas fotográficas (incluindo amostragem no dossel) e decidir quais podem ser melhor aplicados às suas espécies alvo ou áreas de estudo - Entender como melhor configurar uma AF e pensar nos detalhes logísticos para melhor implementar o método - Comparar os diferentes softwares disponíveis para gerenciamento e processamento de dados - Gerenciar grande quantidade de dados provenientes de AF tanto no campo quanto para análise.

 

MC05. Título: Entrevistas para coleta de dados em primatologia

Ministrante (s): Dra. Romari Alejandra Martinez (UESC)

Objetivo: Introduzir técnicas, metodologias, ferramentas de análise e utilização de entrevistas para coleta de dados em primatologia.

 

MC06. Título: Medicina da Conservação e a Primatologia

Ministrante (s): Dr. Danilo Simonini Teixeira (UESC)

Objetivo: Apresentar conceitos e metodologias utilizadas para o desenvolvimento de pesquisas que possam diagnosticar problemas de saúde em momento oportuno.

 

MC07. Título: Som como objeto e ferramenta de estudos na Primatologia

Ministrante (s): Ms. Tainara Venturini Sobroza (INPA/UFAM)

Objetivo: O objetivo deste curso é apresentar fundamentos de diferentes subáreas da bioacústica (em especial a ecoacústica), ressaltando a evolução da disciplina, conceitos básicos da comunicação animal e como estes podem ser aplicados em diagnósticos e monitoramento de espécies de primatas e seus habitats. Espera-se que ao final do minicurso os participantes compreendam aspectos teóricos e técnicos da área e sintam-se mais aptos a desenvolver seus próprios projetos.

 

MC08. Título: Princípios Básicos de Fotografia da Natureza

Ministrante (s): Dr. Raone Beltrão (UFS) e Dr. Ítalo Mourthé (UFPA)

Objetivo: (i) Apresentar os mecanismos de operação da câmera fotográfica; (ii) Mostrar as diferenças entre os potenciais enquadramentos de objetos; (iii) Determinação da luz e velocidade a serem adotados em diversas ocasiões para captura da imagem fotográfica em ambiente natural; (iv) Exercício prático supervisionado; (v) Avaliação conjunta dos resultados práticos.

 

MC09. Título: Introdução à ilustração científica aplicada à Primatologia

Ministrante (s): Dr. Stephen Nash (Stony Brook University)

Objetivo: Introduzir os participantes às técnicas de ilustração científica aplicada à Primatologia. Serão abordados temas como a história dos primatas nas artes e o uso de imagens nas campanhas de educação para conservação, e apresentadas e discutidas técnicas de ilustração (com ênfase naquelas aplicadas às publicações científicas). A segunda parte do curso será a parte prática de ilustração utilizando elementos naturais da área para representação.

 

MC10. Título: Vigilância de Primatas Não Humanos, Febre Amarela e Outras Ameaças à Conservação da Biodiversidade e à Saúde Pública   

Objetivo: Atualizar conhecimentos sobre a Febre Amarela e participação de primatas não humanos; 2. Apresentar os componentes da vigilância da febre amarela no Brasil; 3. Apresentar as noções básicas de vigilância de epizootias de primatas e a entomologia aplicada a FA, e principais recomendações para a vigilância de PNH no período sazonal 2019/2020.