Concurso Fotográfico


 

1. Apresentação

O presente concurso é promovido pela Comissão Organizadora do XVIII Congresso Brasileiro de Primatologia com o objetivo de estimular e divulgar os registros fotográficos de primatas com ocorrência no Brasil.

 

2. Participação

2.1. Somente congressistas regularmente inscritos estão aptos a participar do Concurso Fotográfico do XVIII CBPr;

2.2. Apenas fotografias de primatas nativos do Brasil são permitidas;

2.3. Cada participante pode concorrer com até 2 fotografias, as quais devem ser previamente impressas e expostas durante o XVIII CBPr pelo próprio autor, seguindo as orientações contidas neste regulamento;

2.4. As fotografias apresentadas devem, obrigatoriamente, ser de autoria própria;

2.5. A participação no concurso implica aceitação total e irrestrita das condições estabelecidas neste regulamento.

 

3. Inscrição

3.1. A inscrição é gratuita e deverá ser realizada via email até dia 15/10/2019, através da ficha de inscrição disponível para download AQUI;

3.2. Os arquivos das fotografias, juntamente com a ficha de inscrição e etiquetas preenchidas na íntegra, devem ser enviados por email para web.primatologia@gmail.com , informando no campo assunto: Inscrição Concurso Fotografico_Nome do Autor (exemplo:  Concurso Fotografico_Maria Souza);

3.3. As fotografias devem ser enviadas em formato JPG, com tamanho de 2 a 5MB cada, em alta qualidade (mínimo 1200 dpi);

3.4. Não são permitidos filtros ou outros artifícios de edição gráfica, com exceção de mínimas correções gerais. Fotografias fora deste padrão serão desclassificadas;

3.5. Os nomes dos arquivos enviados devem seguir o modelo:

  • "Ficha_Nome_Sobrenome.doc", para a ficha de inscrição,
  •  "Nome_Sobrenome_X.jpg" para as fotografias - substitua "X" por "1" ou "2", dependendo do número da fotografia inscrita pelo autor (ex: "Maria_Souza_1.jpg" e "Maria_Souza.doc")
  • e "Etiquetas_Nome_Sobrenome.doc” para a etiqueta.

3.6. É de responsabilidade do autor trazer a fotografia impressa em papel fotográfico de tamanho 20 cm por 30 cm, emoldurada em cartolina preta com margem de 5 cm em todos os lados, e identificada com a etiqueta (disponível para download AQUI), contendo  o título, data e local da foto, além dos nomes científico e popular da espécie retratada;

3.7. A etiqueta não deve incluir o nome do autor de forma alguma;

3.8. As fotografias impressas devem ser entregues na secretaria do XVIII CBPr até às 12h do segundo dia do congresso (07/11/2019), respeitando o padrão estabelecido no item 3.6, juntamente com uma cópia da ficha de inscrição impressa e assinada e as etiquetas;

3.9. Participantes que enviarem suas fotos e ficha de inscrição em formato digital por email, mas não cumprirem o estabelecido no item 3.6, serão desclassificados.

 

 4. Categorias

4.1. Serão premiadas três fotografias, nas seguintes categorias:

 

  • Prêmio Principal: ofereceremos este prêmio ao autor de um dos poucos registros fotográficos de qualidade de uma espécie rara de primata brasileiro. Nessa categoria não serão avaliadas fotografias de indivíduos mantidos como Pets ou em cativeiro e a foto deve ilustrar claramente que foi feita em ambiente natural.
  • Prêmio de Melhor Foto: melhor fotografia de primata brasileiro, escolhida através da análise técnica de aspectos estéticos e artísticos da cena. Nessa categoria não serão avaliadas fotografias de indivíduos mantidos como Pets ou em cativeiro e a foto deve ilustrar claramente que foi feita em ambiente natural.
  • Prêmio do Júri Popular: melhor foto de primata brasileiro de acordo com a opinião dos participantes do XVIII CBPr, escolhida através de votação pública durante o congresso.

 

4.2. O voto para o Prêmio do Júri Popular deverá ser registrado na cédula específica, disponibilizada no kit congressista, a qual deve ser depositada na urna que estará disponível na secretaria do XVIII CBPr até às 12h de 10/11/2019 (último dia do Congresso);

4.3. Nenhuma foto poderá ser premiada em mais de uma categoria;

4.4. Em caso de empate na decisão do júri popular, será escolhida a foto da espécie mais ameaçada de extinção de acordo com o status de conservação proposto pela IUCN (2019). Caso persista o empate, será escolhida a foto da espécie mais recentemente descrita, de acordo com a data de publicação do periódico;

4.5. O resultado será divulgado no último dia do congresso, durante o encerramento do evento.

 

5. Julgamento

5.1. Cada premiação terá um júri particular, nomeado de acordo com as especificidades da escolha:

 

  • Prêmio Principal: um júri especial será composto por três primatólogos com vasta experiência de campo para escolher o registro fotográfico mais raro de primata brasileiro, com a devida autoridade.
  • Prêmio de Melhor Fotografia: um júri técnico composto por fotógrafos de natureza profissionais irá eleger a melhor fotografia do ponto de vista técnico.
  • Prêmio do Júri Popular: fotografia mais votada pelos congressistas, todos aqueles que estão regularmente inscritos e presentes no XVIII CBPr terão direito a voto.

 

6. Premiação

6.1. Os prêmios oferecidos aos autores das fotos escolhidas em cada uma das três categorias são:

 

  • Prêmio Principal: o autor da fotografia eleita terá seu registro publicado na capa do volume do livro "A Primatologia no Brasil", brindes e certificado de premiação.
  • Prêmio de Melhor Foto: o autor receberá brindes, além de certificado de premiação.
  • Prêmio do Júri Popular: o autor receberá brindes, além de certificado de premiação.

 

7. Termo de uso de imagem

7.1. Ao inscrever as imagens no presente concurso, os autores aceitam os seguintes Termos de Uso:

Parágrafo 1º: O autor permite o uso público de sua fotografia pela Sociedade Brasileira de Primatologia, de forma gratuita.

Parágrafo 2º: Os direitos sobre as imagens permanecem em poder do autor, o qual apenas cede seu trabalho para uso pela SBPr. Imagens que venham a ser utilizadas pela SBPr incluirão o nome do autor.

Parágrafo 3º: A cessão autorizada acima permite a utilização das imagens para fins institucionais, ficando a SBPr autorizada a reproduzir as mesmas, sem quaisquer ônus.

Parágrafo 4º: O cedente declara que o material é de sua autoria, não constituindo violação de direitos autorais, marcas, segredos e quaisquer outros direitos de terceiros.

Parágrafo 5º: O cedente autoriza a divulgação do seu trabalho e seu nome nos canais oficiais de comunicação da SBPr, como website, Facebook e outros veículos, além de materiais impressos ou digitais, a critério da SBPr.

Parágrafo 6º: Todas as imagens inscritas no concurso entrarão para o banco de imagens da SBPr, não apenas as imagens vencedoras do concurso.

Parágrafo 7º: O autor declara estar ciente e de acordo com todas as disposições constantes neste Termo de Uso.

Parágrafo 8º: O presente Termo de Uso será interpretado de acordo com as leis brasileiras.

 

8. Disposições finais

8.1. Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do XVIII CBPr;

8.2. No ato da inscrição o participante declara estar ciente e aceita todas as disposições deste regulamento, inclusive o Termo de Uso de Imagem.

 

 

Comissão Organizadora do XVIII Congresso Brasileiro de Primatologia

Sociedade Brasileira de Primatologia

Contato: web.primatologia@gmail.com

 

Rio de Janeiro, Fevereiro de 2019.